História Hoje: Dia do Trabalho tem origem na luta de operários pela redução da jornada para 8 horas
Vários países comemoram hoje, 1º de Maio, o Dia do Trabalho. A comemoração tem origem no ano de 1886 quando trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, fizeram uma manifestação pelas ruas cidade reivindicando a redução da jornada de trabalho de 13 para oito horas diárias.
A manifestação teve a adesão de milhares de pessoas e houve uma greve geral. Houve confrontos com a polícia, pessoas morreram e outras ficaram feridas.
E, em 1889, a Segunda Internacional Socialista, que reunia várias organizações de trabalhadores, decidiu em Paris, convocar todos os anos uma manifestação pela implantação das oito horas. A data escolhida foi o 1º de Maio, em homenagem aos trabalhadores de Chicago.
Em 1891, durante uma manifestação, 10 operários foram mortos no Norte da França. Vinte e oito anos depois, a França passa a adotar as oito horas de jornada de trabalho e anuncia o 1º de maio como o Dia do Trabalho.
História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores




