Justiça suspende mais de mil cargos em comissão da Câmara de Vereadores de São Paulo

São Paulo

Publicado em 24/04/2018 - 11:45 Por Nelson Lin - São Paulo

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ) determinou, em caráter liminar, a suspensão de 1.068 cargos em comissão da Câmara de Vereadores de São Paulo.

 

O Ministério Público de São Paulo ajuizou uma ação direta de inconstitucionalidade a respeito de leis editadas entre 2003 e 2017, que permitiram as contratações dos cargos comissionados sem concurso público.

 

O procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, considerou as leis inconstitucionais e entrou com a ação. A decisão liminar foi proferida pelo desembargador Sérgio Rui, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça, que ressaltou que a criação de cargos comissionados, sem exigência de concurso público, contraria a Constituição Estadual.

 

Por meio de nota à imprensa, a Câmara Municipal de São Paulo informou que vai “pedir esclarecimentos sobre o alcance da liminar concedida pelo Tribunal de Justiça”. A dúvida é se a decisão vale para as futuras contratações ou se já começa a valer para os que já foram contratados. Para o Ministério Público, a liminar suspende novas contratações até o julgamento do mérito da ação e não interfere nas nomeações já efetuadas.

Últimas notícias
Meio Ambiente

Rio de Janeiro registra 40ºC nesta quinta-feira (27)

Para os próximos dias a previsão é que as temperaturas fiquem um pouco mais amenas devido a chegada de uma frente fria, nesta sexta-feira (28).

Baixar arquivo
Esportes

Campeão paulista, São Paulo inicia defesa de título contra Guarani

Tricolor deve promover as estreias de boa parte dos reforços de 2022

 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: 13% do esperado para faixa de 5 a 11 anos foi vacinada no Rio

Até esta quinta-feira (27), pouco mais de 72 mil crianças entre 5 e 11 anos foram vacinadas contra a covid, bem abaixo da expectativa da prefeitura em alcançar pelo menos 90% de imunização. Os dados são do Painel Rio Covid-19.

Baixar arquivo
Economia

Royalties sobre produção de petróleo somaram valor recorde em 2021

O balanço divulgado nesta quinta-feira (27) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis informa a distribuição de R$ 37,6 bilhões em royalties e R$ 36,8 bilhões em participação especial para estados, municípios e União.

Baixar arquivo
Esportes

Silvana Fernandes é a nova líder do ranking mundial do Parataekwondo

Na lista de janeiro, divulgada pela WordTaekwondo, a campeã mundial de 2021 Silvana Fernandes apareceu em 1º lugar com 275,82 pontos na categoria até 57kg do Parataekwondo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Cânions do Xingó, em Sergipe, são considerados seguros para o turismo

O tema da segurança para os turistas na região foi discutido em audiência pública com representantes das secretarias de estado e municipal do turismo, da Marinha, do ICMBio e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco, além da Defesa Civil e especialistas em geologia.

Baixar arquivo