O Procon do Maranhão instaurou nesta semana duas portarias de investigação para apurar a oscilação de energia elétrica e a falta de sinal de telefonia e internet na Reserva Indígena Canabrava, em Jenipapo dos Vieiras.
Na portaria, o Procon solicita que as empresas CEMAR, Companhia Energética do Maranhão, e a Claro tomem providências e justifiquem a falha nos serviços prestados para cerca de 120 aldeias.
As medidas foram adotadas após diversas reivindicações e denúncias registradas pela comunidade indígena. De acordo com o Procon, é obrigação das empresas oferecerem serviços de qualidade e com prestabilidade, sob pena de descumprimento de leis estaduais.
Procurada, a Claro afirma que foi notificada pelo Procon e prestará os devidos esclarecimentos ao órgão.
Também entramos em contato com a Cemar mas até o fechamento desta reportagem a empresa não retornou nosso contato.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![TV Brasil Cacá Diegues completa 80 anos em maio/2020](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Secretaria de Comunicação Social/Divulgação Brasília (DF) 21/12/2024 - Conheça a identidade visual do BRICS Brasil: árvore amazônica traduz objetivos do grupo.
Foto: Secretaria de Comunicação Social/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Edu Kapps/SMS Secretaria Municipal de Saúde do Rio faz estudo sobre a vacina dengue. Foto: Edu Kapps/SMS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro - Desfile do bloco](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)