Viva Maria: Entenda a importância da licença-maternidade prolongada para a mãe, o bebê e a economia

Viva Maria

Publicado em 12/04/2018 - 09:59 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Sob o signo da luz, Viva Maria saúda, neste 12 abril, as médicas e os médicos obstetras responsáveis por guiar o destino de quem vai nascer. Como as parteiras na floresta, muitas vezes esses profissionais “engravidam” junto com as mulheres no acompanhamento antes, durante e depois do parto.
 


Cá pra nós, quem dera que, de volta pra casa, mães e bebês pudessem contar com o mesmo apoio. Sim, porque para além do parto, a maternidade necessita de uma rede de cuidados que, muitas vezes, não cabe sequer nos 120 dias da licença-maternidade.

 

A propósito, a Comissão de Assuntos Sociais, (CAS) do Senado aprovou, na semana passada, o projeto de lei que amplia o prazo da licença-maternidade de 120 para 180 dias. A proposta segue agora para a Câmara dos Deputados. 

 

Como se sabe, a licença-maternidade é uma antiga reinvindicação das mulheres do Brasil desde os tempos da Constituinte. Lá se vão 40 anos! E, felizmente, hoje, está provado que o aumento da licença-maternidade é melhor para o país até  do ponto de vista econômico, pois os dados da Sociedade Brasileira de Pediatria mostram que bebês que ficam seis meses ao lado da mãe têm reduzidas as chances de contrair pneumonia, desenvolver anemia ou sofrer com crises de diarreia.

 

Natália Mori, do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), conversa com a gente sobre o assunto. Natália, será que, finalmente, vamos conseguir licença-maternidade de 180 dias para todas as mulheres do Brasil?

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo