Famílias que se recusarem a deixar Largo do Paissandu podem perder a guarda dos filhos

Desabamento em SP

Publicado em 15/05/2018 - 09:23 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Cerca de 40 famílias permanecem acampadas no Largo do Paissandu. Só que as famílias que se recusarem a deixar o local nos próximos dias e que têm crianças pequenas podem perder a guarda dos filhos.

 

A prefeitura de São Paulo acionou o Ministério Público do estado e essa pode ser uma das medidas a serem tomadas, segundo a secretária de Direitos Humanos, Eloísa Arruda. A notícia pegou de surpresa as famílias de desabrigados. Deise Rodrigues, que vivia com cinco filhos no prédio, ficou bastante irritada com a notícia. Na hora da entrevista, apenas a pequena Sofia, a filha de 1 ano e meio de Deise, estava com ela na barraca instalada em frente à igreja que fica no largo do Paissandu. As outras estavam na escola.

 

O ambulante Adilson da Silva também ficou irritado. Ele tem um filho de 4 anos e está entre as pessoas que já estão recebendo o auxílio aluguel. Mas Adilson diz que só não deixou a praça ainda porque não conseguiu encontrar um lugar para ficar com o filho e a esposa.

 

Segundo a prefeitura, do total de 171 famílias cadastradas como moradoras do prédio cerca de 1 mês antes do edifício vir abaixo, 129 já estão recebendo o auxílio aluguel.

 

A prefeitura prometeu que o auxílio vai ser mantido até ser encontrada uma solução de moradia definitiva para as famílias. O auxílio vai ser pago, nos primeiros 12 meses, pelo governo do estado e, depois, a continuidade fica a cargo da prefeitura.

 

O Ministério Público de São Paulo disse que a promotoria de Justiça da Infância e Juventude da capital recebeu o ofício da prefeitura e está avaliando a situação no local.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo