Glaucoma atinge 60 milhões de pessoas em todo o mundo; médicos alertam para risco de cegueira

Saúde

Publicado em 26/05/2018 - 17:27 Por Juliana Russomano - Brasília

Vinte e seis de maio é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma e oftalmologistas por todo país fizeram, neste sábado (26), campanhas de conscientização sobre a doença, que em casos extremos, pode levar à cegueira.

 

De acordo com a Associação Mundial do Glaucoma, atualmente, cerca de 60 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas pela doença.

 

O oftalmologista Marcos Ferraz explica o que é o glaucoma e os principais fatores de risco.

 

SONORA: “Glaucoma, na verdade não é uma doença, é um grupo de doenças, mais prevalente após os 40 anos, é uma doença que atinge o nervo ótico causando uma perda progressiva e gradual da visão, e existem vários fatores de risco que causam essa doença, são pessoas que são mais predispostas, como pessoas de idade avançada, que tem histórico familiar de glaucoma, que são afrodescendentes, que apresentam a pressão intraocular, a pressão do olho, elevada… esses são os principais fatores de risco”.

 

O médico explicou, ainda, que o glaucoma é uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas, e que a melhor forma de prevenção é a avaliação com um oftalmologista. Mas ele dá dicas sobre hábitos que ajudam a prevenir…

 

SONORA: “É possível prevenir só que isso passa pela avaliação médica, existem alguns hábitos saudáveis, como alimentação saudável, atividade física, controle do diabetes e da hipertensão arterial também, ajuda a prevenir, mas claro que somente isso, não. Porque existem os fatores familiares, um histórico familiar muito intenso da doença, tem um maior risco de ser acometido, então o ideal é sempre realizar exames, pelo menos uma vez ao ano após os 40 anos”.

 

O tratamento pode ser feito com colírio, laser ou cirurgia para reduzir a pressão no olho e controlar o glaucoma. A doença não tem cura, mas pode ser controlado, com acompanhamento médico, o que reduz a possibilidade de perda da visão.

 

Com produção de Deogracia Pinto, da Rádio Nacional em Brasília, Juliana Russomano.

Últimas notícias
Geral

PCC é alvo de operação do MP de SP no combate a fraudes em licitações

A área de atuação dessa quadrilha englobava cidades do interior, da grande São Paulo e do litoral.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PM e famílias negociam ocupação de prédio no bairro Mandaqui, em SP

A polícia militar e as famílias que estão em uma ocupação no bairro do Mandaqui, na zona norte da cidade, seguem negociando a desocupação do local.

Baixar arquivo
Geral

Assassino de Ari Uru-Eu-Wau-Wau é condenado a 18 anos de prisão

O comerciante João Carlos da Silva foi condenado, inicialmente em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado cometido contra o professor e líder indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, ocorrido em abril de 2020.

Baixar arquivo
Geral

UFRRJ retoma aulas uma semana depois da morte de estudante

A Administração Central da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, Baixada Fluminense, decidiu que até a próxima sexta-feira as aulas deverão ocorrer presencialmente.

Baixar arquivo
Geral

Documentos indicam que corpos em barco no Pará seriam de africanos

Documentos e objetos encontrados junto aos nove corpos dentro de um barco no Pará, no último sábado (13), indicam que seriam de migrantes da região da Mauritânia e do Mali, países da África Ocidental.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários ministros

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e outros órgãos do Governo Federal retorna nesta terça-feira (16) à região para dar continuidade ao Programa Cidadania Marajó.

Baixar arquivo