Símbolo da resistência, Província do Amazonas declarou abolição da escravatura em 1884

Resistência negra

Publicado em 12/05/2018 - 09:04 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

10 de julho de 1884. Quase quatro anos antes da princesa Isabel sancionar a Lei Áurea, a província do Amazonas declarava a abolição da escravatura. O documento foi assinado pelo governador Theodoreto Souto, mas é reflexo da luta de várias comunidades negras e abolicionistas do norte brasileiro. Entre elas, as comunidades quilombolas localizadas às margens do Rio Andirá, no baixo Amazonas.

 

Maria Amélia Castro faz parte de uma dessas comunidades. Ela é bisneta do fundador, Benedito Rodrigues da Costa, que veio da Angola para o Brasil na condição de escravo, traficado por portugueses e espanhóis. Benedito teria fugido a nado pelos rios do Amazonas.

 

Sonora: "Meu bisavô que meu avô contava, que meu pai contou, o meu avô também ainda tive a oportunidade em 69, tive a oportunidade de dizer pra gente que o pai dele tinha vindo da África junto com os portugueses e os espanhóis. Os espanhóis ficaram na entrada em frente à Barreirinha e ele, como negro Benedito, subiu o rio e ficou no rio Andirá onde ele casou com Jerônima e formou família.”

 

Maria Amélia completa 58 anos neste 13 de maio e, apesar da abolição da escravatura no Amazonas ser anterior a essa data, ela considera o marco importante para a luta negra como um todo.

 

Sonora: "Hoje é diferente. A gente não tem mais vergonha de dizer: 'eu sou negra'. Eu vim de uma negritude, de uma geração diferente, de uma geração de seres humanos já reconhecidos como pessoas."

 

As cinco comunidades quilombolas do Rio Andirá possuem escolas onde é obrigatório o ensino da história negra no Brasil. Adriane Nogueira, de 20 anos, estudou em uma delas e agora tenta passar no vestibular para medicina. Neta de Maria Amélia e descendente de Benedito, ela quer levar adiante o conhecimento que recebeu dos mais velhos.

 

Sonora: "Eu acho muito bonito o que a minha vó faz, corre atrás. Há muitas coisas que acontecem em volta disso, pessoas que não gostam de ver o reconhecimento sobre isso."

 

A comunidade quilombola do Muquém, em Alagoas, também luta para ensinar às novas gerações a história de resistência pela liberdade. Muquém fica ao lado da Serra da Barriga, onde durante quase 100 anos resistiu o quilombo dos Palmares. As crianças e adolescentes da comunidade participam de projetos de capoeira, percussão e dança. Thaís Patrícia Paulino, mais conhecida como Dandara, faz parte dos cursos de dança e já trabalha como guia de turismo.

 

Sonora: "É gratificante esse trabalho, por ser uma mulher palmarina a fazer esse trabalho, passar a história de Palmares, é um símbolo de resistência negra do mundo, não só do Brasil. Da parte do turismo que a gente tenta valorizar a cada dia."

 

Quase 200 anos antes do 13 de maio de 1888, Zumbi dos Palmares foi morto em Alagoas. Desde o ano passado, o quilombo liderado por ele é considerado Patrimônio Cultural do Mercosul como marco de luta pela liberdade.

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo