Viva Maria: A luta das mulheres do sertão para salvar a abelhinha Jandaíra e seu bioma, a caatinga

Viva Maria

Publicado em 09/05/2018 - 08:41 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Jandaíra! Doce como nome de mulher. De origem indígena, batiza uma abelhinha que é muito rara. Rara e sensível. Tanto assim que Jandaíra está tão ameaçada de extinção quanto o bioma que lhe serve de berço: a caatinga.

 

Mas graças ao trabalho incansável das mulheres do sertão que vivem em Pentecostes, no estado do Ceará, Jandaíra tem tudo para se salvar da ação devastadora das pessoas que insistem em queimar e destruir o habitat dessa abelhinha nordestina.

 

Maria Aurigele, por meio da Adel, que é a Agência de Desenvolvimento Econômico Local, está em Brasília justamente para semear essa esperança a partir do resultado do trabalho que, graças aos recursos do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS), ela está desenvolvendo nas comunidades que ficam próximas a Lagoa das Pedras.

 

Maria Aurigele é uma das participantes do 2 º Encontro de Experiências e Aprendizados do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais no Cerrado e na Caatinga.

 

Esse encontro é uma iniciativa do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN). O encontro começou ontem na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília, e vai até amanhã.

 

Mas é hoje que esse encontro vive um momento especial de venda e de trocas na Feira da Biodiversidade, que vai estar aberta ao público a partir das 17h30. É a nossa chance de conhecer mais de perto as 85 organizações apoiadas pelos PPP-ECOS e pessoas como a Maria Aurigele, que participa agora do nosso programa. Seja muito bem-vinda!

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo