Enterrado jovem morto em operação policial na Maré; mãe diz que processará o Estado

Rio de Janeiro

Publicado em 22/06/2018 - 07:38 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Foi sepultado no início da noite dessa quinta-feira (21), no Cemitério São João Batista, na zona sul do Rio, o corpo do estudante Marcus Vinícius da Silva.


O jovem de 14 anos foi atingido por disparos quando estava a caminho da escola da rede municipal, no Complexo de Favelas da Maré, na quarta-feira (20), durante operação coordenada pela Polícia Civil.


O corpo foi velado no Palácio da Cidade, uma das sedes do Executivo municipal, a pedido do secretário de Educação do município, Cesar Benjamin.


Um ônibus levou amigos e colegas de escola para se despedir do jovem. Na saida do velório, eles protestaram gritando que muitos tiros foram em direção às ruas e disparados do alto. A família carregava a blusa do uniforme do jovem, ainda manchada de sangue.


A mãe de Marcos Vinicius, Bruna Silva, voltou a afirmar que o filho foi alvejado por um blindado e que o socorro do estudante foi prejudicado pela demora da entrada da ambulância na comunidade, que teria sido dificultada por policiais.


A família vai acionar a Justiça contra o Estado.


O prefeito Marcelo Crivella esteve presente no velório e disse que é preciso rever os procedimentos e ter mais ações de inteligência para que se evite mortes de inocentes. De acordo com Crivella, a prefeitura tomou conhecimento de que haveria uma operação após as crianças entrarem na escola.


Crivella acrescentou que o secretário municipal de Educação e o secretário de Segurança estiveram em contato trocando informações, o que teria evitado outras mortes.


Crivella pediu rigor na perícia e disse que não há na sua fala nenhuma crítica ao Exército, que comanda a intervenção federal no Estado.


Em evento durante a manhã, o governador Luiz Fernando Pezão, também comentou a morte do estudante.


O diretor da ONG Rio de Paz, Antônio Carlos Costa, que acompanha mortes de crianças e adolescentes por tiro, no Estado, avalia como inaceitável mais esse episódio e cobra mudanças nas operações.


Além de Marcus Víncius, outras sete crianças e adolescentes morreram por tiro, no Rio de Janeiro, este ano.


Procurada, a Polícia Civil não se posicionou sobre as acusações da mãe do adolescente. Em nota, a instituição informou que a Delegacia de Homicídios da Capital investiga as circunstâncias da morte de Marcus Vinicius.


A nota informa que a perícia do local foi realizada e que está prevista uma reconstituição para determinar de onde partiu o tiro que atingiu o estudante. A delegacia garantiu rigor nas investigações.

Últimas notícias
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo