logo Radioagência Nacional
Geral

Maio registra maior número de tiroteios no Rio de Janeiro este ano, revela aplicativo

Fogo Cruzado
Baixar
Fabiana Sampaio
02/06/2018 - 09:02
Rio de Janeiro

Aumentou o número de tiroteios ou disparos de arma de fogo no Rio de Janeiro.

 

De acordo com o laboratório de dados do aplicativo Fogo Cruzado, desde o início do ano, maio foi o mês com mais registros na capital e região metropolitana. Foram 890 notificações, com 106 mortos e 106 feridos. Em abril foram 774 registros.

 

Além disso, a região metropolitana do Rio teve um aumento de 87% nos tiroteios/disparos de arma de fogo em maio deste ano comparado ao mesmo mês do ano passado. A capital fluminense passou de 352 notificações para 540, um aumento de 53%.

 

Do total de notificações de tiroteios em maio, 185 foram em áreas com o UPP. A Cidade de Deus foi a “campeã”, com 36 tiroteios/disparos.

 

Na capital, dos 5 bairros mais atingidos pela violência armada, quatro estão localizados na Zona Oeste. O bairro “campeão” foi a Praça Seca (48), seguido de Cidade de Deus (36) e Vila Kennedy (28).

 

Os dados foram registrados até as nove horas da manhã do dia 31 de maio.

 

As informações do aplicativo Fogo Cruzado são coletadas através de usuários, imprensa e policiais.

 

A Secretaria de Estado de Segurança Pública informou em nota que as estatísticas oficiais de criminalidade tem como base as ocorrências registradas nas delegacias de Polícia Civil do Estado, que são divulgadas mensalmente pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). E que estes dados abastecem o planejamento estratégico para o monitoramento e combate à mancha criminal.

x