Morre no Pará mais uma criança com suspeita de raiva

Melgaço

Publicado em 03/06/2018 - 09:15 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Mais uma criança, dessa vez de 10 anos, morreu com suspeita de raiva humana no Pará. Já são 11 mortes relacionadas a doença no estado, desde o início do ano.


A criança faleceu na tarde de sexta-feira (1º). Ela estava internada no Hospital Santa Casa, em Belém.


A Secretaria de Saúde do Pará informou que foi realizada a coleta de sangue do paciente, mas ainda não saiu o resultado do exame confirmando o diagnóstico de raiva humana.


Até o momento, sete casos de raiva humana foram confirmados em laboratório, dos 14 notificados em Melgaço, município localizado no arquipélago do Marajó.


Das sete pessoas confirmadas, seis morreram e uma permanece internada. Algumas das mortes não puderam ser confirmadas em laboratório porque não foi feita a coleta de sangue.


Um paciente ainda segue internado com suspeita da doença, em estado grave, no Hospital Regional de Breves, no Marajó.


O paciente tem quadro semelhante aos demais, com sintomas como febre, dificuldade de respirar, dor de cabeça, dor abdominal e sinais neurológicos como convulsão, desorientação e sensibilidade a sons.


Esses sintomas aparecem devido à proliferação do RNA vírus do gênero Lyssavirus, no sistema nervoso, via corrente sanguínea.


A raiva humana é transmitida por mordida, lambida ou arranhões provocados por um animal infectado, geralmente morcegos.


No ano passado, duas crianças de uma mesma família morreram de raiva humana no Amazonas após serem mordidas por um morcego hematófago, ou seja, que se alimenta de sangue.


Um irmão das crianças sobreviveu, com graves sequelas. A raiva humana é uma doença de difícil tratamento e a principal forma de prevenção é a vacina, que não está prevista no calendário obrigatório.

Últimas notícias
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo