PUC-Rio perde título e é suspensa dos jogos jurídicos de 2019 após atos de racismo
A Liga Jurídica Carioca decidiu penalizar a delegação da PUC-Rio com a perda do título, após atos de racismo durante a edição dos jogos Jurídicos do Rio 2018, que aconteceu em Petrópolis, na região serrana.
Dessa forma, nenhuma faculdade participante será sagrada como campeã geral. Os resultados das modalidades serão mantidos em respeito aos atletas participantes. A Liga ainda suspendeu a participação da delegação em competições ao longo do ano e nos Jogos Jurídicos de 2019. A PUC-Rio havia terminado a competição com o maior número de pontos pela primeira vez.
De acordo com a Liga e denúncias de estudantes nas redes sociais, no sábado, depois da partida de futebol entre PUC-Rio e UCP, Universidade Católica de Petropólis, uma integrante da torcida da PUC jogou uma casca de banana na direção de um atleta negro da UCP.
No domingo, após a final do basquete masculino entre PUC-Rio e UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, integrantes da torcida da PUC-Rio imitaram macacos diante dos torcedores negros do adversário e, mais tarde, torcedores da PUC-Rio, novamente, chamaram uma atleta de handebol da UFF, Universidade Federal Fluminense, de macaca.
A PUC-Rio divulgou nota afirmando que vai formar uma Comissão Disciplinar para averiguação das informações . A Comissão Disciplinar será composta por professores de Direito da Universidade e também pela professora de Direito Constitucional Thula Pires, que é coordenadora do NIREMA (Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente).
A PUC destacou que permanece fiel ao pioneirismo na promoção da diversidade e da igualdade racial, lembrando que a instituição foi berço dos pré-vestibulares comunitários para negros e carentes, além de ter sido a primeira instituição particular brasileira a instituir política de acesso e permanência desses alunos , mediante concessão de bolsas de estudo e auxílio financeiro para custeio de despesas.
De acordo com a Liga Jurídica Carioca, a atlética da PUC-Rio se comprometeu a colaborar com a identificação dos agressores e prestar auxílio jurídico às vítimas dos crimes cometidos.