Assentados em gleba no TO estariam sendo vítimas de pistolagem

Gleba Tauá

Publicado em 30/07/2018 - 12:55 Por Maíra Heinen - Brasília

Famílias tradicionais e trabalhadores rurais ocupantes da gleba Tauá, no Tocantins, estão sendo ameaçados por pistoleiros.


O local, no município de Barra do Ouro, a 413 quilômetros de Palmas, é área da União e já possui projetos de reforma agrária em andamento.


Os ataques foram filmados pelas famílias e a denúncia enviada à Defensoria Pública do Tocantins, Ministério Público Federal (MPF), Ouvidoria Agrária Nacional e Delegacia Especializada em Conflitos Agrários.


A situação de ameaças não é uma novidade, mas tem ficado mais frequente, como explica a advogada da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Lorrany Lourenço.


Os vídeos recebidos pela Pastoral da Terra, no dia 18 de julho, mostram um homem supostamente armado destruindo um barraco com o uso de motosserra, enquanto outros homens acompanham a ação.


Em outro vídeo, um dos homens afirma que qualquer novo barraco levantado será destruído.


O defensor público do Tocantins Sandro Ferreira espera que a atuação da polícia, no caso, seja rápida.


A Ouvidoria Agrária Nacional explicou, em nota, que acompanha os conflitos na Gleba Tauá, tendo solicitado a atuação da Delegacia Especializada na Repressão de Conflitos Agrários do Tocantins.


De acordo com a ouvidoria, no dia 25 de julho também foram solicitadas informações ao delegado da Polícia Civil em Barra do Ouro, sobre novas situações de violência no campo.


A Ouvidoria Agrária também informou que a Gleba Tauá está sob gestão da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário.


A secretaria está promovendo a regularização fundiária de ocupações na gleba e mais de 3,3 mil hectares foram destinados ao Incra, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, para a criação de dois assentamentos.


A reportagem não conseguiu contato com a família supostamente envolvida nos ataques.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo