De 5.570 cidades brasileiras, apenas 40% tinham plano de habitação em 2017

IBGE

Publicado em 05/07/2018 - 12:14 Por Raquel Júnia - Brasília

Dos 5.570 municípios brasileiros, cerca de 70% possuíam em 2017 algum tipo de estrutura responsável pelas políticas de moradia.

 

No entanto, apenas cerca de 40% tinham um Plano Municipal de Habitação, que é uma exigência para que as cidades acessem os recursos do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social.  Os dados são do Perfil dos Municípios Brasileiros, Munic 2017, divulgados nesta quarta-feira (4) pelo IBGE.

 

A pesquisa mostra também que apenas 25% dos municípios têm uma integração entre o Plano Municipal de Habitação e o Plano Diretor Municipal, responsável por definir a política de expansão urbana, mostrando a pouca efetividade e diálogo das políticas. A integração foi maior nos municípios da região sul, enquanto nordeste e sudeste tiveram em 2017 percentuais inferiores à média nacional.

 

Quase 60% dos municípios afirmaram ter Conselhos Municipais de Habitação, mas em apenas metade deles foi realizada pelo menos uma reunião nos 12 meses que antecederam a pesquisa. E no quesito Fundo Municipal de Habitação, que também é uma exigência de acesso ao Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, apenas 40% o possuíam.

 

Os dados trazem um retrato dos maiores problemas de habitação verificado nas cidades. Em 60% dos municípios foi informada a presença de loteamentos irregulares e/ou clandestinos, em 17% favelas, palafitas ou outras agrupações semelhantes e em 13% ocupações de terrenos ou prédios por movimentos sociais que reivindicam moradia.

 

A ocorrência dessas situações é maior nos municípios com mais de 500 mil habitantes, revelando as dificuldades já conhecidas das cidades grandes. Diante desses problemas, no entanto, 23% dos municípios declararam não realizar nenhuma ação de moradia, entre construção de habitações, concessão de aluguel social, oferta de material de construção, entre outros.

 

A Munic traz também uma série de dados sobre as políticas públicas de transporte, meio ambiente e produção agropecuária, além dos perfil dos gestores municipais.

 

A maioria dos prefeitos continua sendo homens, 88%. Considerando a série histórica, desde 2001, foi a primeira vez que o número de prefeitas diminuiu, sendo que até 2013 a porcentagem saltou de 6 para 12,1%. 

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo