Especialista e Ministério da Saúde esclarecem sobre bactéria resistente aos antibióticos
A bactéria microplasma genitalium está preocupando a Associação Britânica de Saúde Sexual, que na semana passada emitiu recomendações para os médicos ingleses sobre como proceder diante das contaminações por este microrganismo, que é transmitido sexualmente.
O documento causou preocupação no Brasil, porque destaca a possibilidade da Microplasma Genitalium se tornar uma superbactéria em dez anos, já que ela está se mostrando resistente aos antibióticos mais comuns.
O professor Luiz Kanzaki, do Departamento de Farmácia da Universidade de Brasília, comenta que a bactéria é conhecida dos pesquisadores e que existe tecnologia suficiente para o diagnóstico.
Kanzaki também comenta que como as pessoas estão tendo mais variedade de parceiros sexuais, aumenta a probabilidade de mais indivíduos desenvolverem a doença. Por isso a importância de manter relações sexuais com preservativo.
Outro problema é o uso indiscriminado de antibióticos. Mesmo assim, o professor menciona que novos medicamentos estão em estudo.
Segundo o Ministério da Saúde, pesquisas mostram que no Brasil esta bactéria é menos recorrente do que microrganismos do gênero, como o que causa a gonorreia.
E que o crescimento dos casos de resistência ocorre principalmente na Europa. Apesar disso, desde 2017, um estudo de monitoramento está sendo feito em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 28/04/2023 - O motorista de aplicativo Jonas Ferreira fala sobre os prós e contras do trabalho autônomo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 11/03/2024 - Acampamento dos refugiados afegãos com visto humanitário que esperam por abrigo no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Gabinete presidencial/divulgação via Reuters/Proibida reprodução O presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol em Seul, Coreia do Sul
03/12/2024
Gabinete presidencial/divulgação via Reuters/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Uso de câmeras acopladas aos uniformes de policiais militares do estado de São Paulo para registro das suas ações, implementada em 18 unidades, ajudou a reduzir violência policial,trazendo resultados emblemáticos.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)