logo Radioagência Nacional
Geral

Ministério da Saúde garante recursos para fábrica de preservativo, no Acre

Acre
Baixar
Renata Martins
24/07/2018 - 08:44
Brasília

Após reunião com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, nessa segunda-feira (23), em Brasília, o governador do Acre, Tião Viana, disse que o contrato da empresa estatal Natex com o ministério, para fornecimento de preservativos a base de látex, foi garantido.


O chefe do Executivo acriano complementou dizendo que a fábrica, em Xapuri, vai retomar o funcionamento com mais 100 empregos diretos. O local recebe a produção de 400 famílias extrativistas.


Segundo informações do governo estadual, a Natex deve produzir cerca de 54 milhões de camisinhas este ano. Cinco milhões e meio de preservativos já estão prontos para serem entregues.


Em seguida, a fábrica produzirá mais 48 milhões de produtos para atender a demanda.

 

Com a produção máxima, a Natex atende 20% do mercado de camisinhas distribuídas gratuitamente no Brasil.


A produção da fábrica estatal caiu nos últimos anos. O último contrato com o Governo Federal foi de 41 milhões de unidades, no valor de R$ 6 milhões para o biênio 2016/2017.


Este ano, a Natex ainda não havia assinado nenhum contrato com o Ministério da Saúde, que compra toda a produção da fábrica.


O governo do Acre não deu detalhes de quando a produção será retomada e de como será a recontratação dos operários que trabalham na fábrica.

x