logo Radioagência Nacional
Geral

Número de multas pela Lei Seca no DF é quase 70% maior que na Copa de 2014

Lei Seca
Baixar
Sayonara Moreno
03/07/2018 - 16:28
Brasília

Dados preliminares do Detran DF mostram que, em junho deste ano, mês da Copa do Mundo, 1,7 mil motoristas foram multados por dirigirem após ingestão de bebida alcoólica, o que dá uma média de 56 infrações do tipo, por dia. O número é quase 70% maior que o número de multas na Copa de 2014, sediada no Brasil, quando foram 1.007 autuados.

 

Desde a última sexta-feira (1), até a noite desta segunda (2), foram 109 motoristas flagrados nessa situação. Quatro deles, levados à delegacia por terem alto nível de álcool no sangue, o que é considerado crime.

 

Somente no primeiro semestre deste ano, o DETRAN registrou mais de 10 mil infrações no DF devido à perigosa mistura de álcool e direção. Dirigir assim, é infração gravíssima e a multa é de quase R$ 3 mil. O motorista também perde o direito de dirigir por um ano. Se for reincidente, a multa é dobrada.

 

Caso o bafômetro acuse mais de 0,3 miligramas de álcool por litro de ar, deixa de ser infração e passa a ser crime, que pode dar até 3 anos de cadeia, além de multa e suspensão da Carteira de Habilitação.

 

Nas rodovias federais que cortam o DF e entorno, a Polícia Rodoviária Federal registrou mais de 25 mil multas por excesso de velocidade, desde o início do ano.

x