Justiça manda CSN reduzir despejos de resíduos às margens do Rio Paraíba do Sul
A Justiça Federal mandou reduzir o tamanho do depósito de metais pesados às margens do Rio Paraíba do Sul, em Volta Redonda, no Norte Fluminense.
O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Rio de Janeiro apresentaram ação para a remoção da montanha de lixo que preocupa moradores da região.
Segundo o MPF, além da poluição visual e atmosférica, há a incerteza sobre o que teria sido ali armazenado, principalmente nas pilhas de detritos mais antigas, que vêm sendo formadas desde a década de 1970, quando a área começou a funcionar como depósito da CSN.
A localização do depósito também é questionada, já que, segundo o MPF, deveria estar a 200 metros do Rio Paraíba do Sul e meio quilômetro da população que já sofre com problemas de saúde, principalmente respiratórios.
A decisão da Justiça Federal, em caráter liminar, obriga a CSN e a multinacional Harsco, que administra o depósito, a diminuir a altura das pilhas de resíduos a quatro metros e remover em até 120 diaso volume excedente.
Além disso, as empresas devem apresentar laudo sobre a composição e a toxidade dos resíduos. Em nota, a CSN informou que prestará os devidos esclarecimentos à Justiça.
Segundo a Companhia, o depósito funciona há mais de 20 anos com as devidas licenças de operação, não havendo razões para urgência ou preocupação da comunidade.
Também por meio de comunicado, a Harsco afirmou que atende todos os sistemas de controle ambiental exigidos para operar e cumpre as condicionantes e medidas de controle ambientais estabelecidas pelos órgãos reguladores competentes.
![Ricardo Stuckert / PR Ribas do Rio Pardo (MS), 05.12.2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de inauguração do Projeto Cerrado: nova fábrica de celulose da Suzano em Ribas do Rio Pardo (MS), na Fábrica da Suzano. Fábrica da Suzano - MS
Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Governo do Estado de SP Entrega de 490 Submetralhadoras à Polícia Militar SP. Foto: Governo do Estado de SP](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Edilson Rodrigues/Agência Senad Brasília (DF) – Clubes de Tiro – Stand de Tiro – CACs - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Jose Cruz/Agência Brasil Brasília (DF) 05/11/2024 – Alunos do Gisno visitam a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 02/11/2023 - Movimento em Dia de Finados no Cemitério São Luiz, em São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)