São Paulo é o estado menos violento do país; Rio Grande do Norte está em primeiro lugar
São Paulo é o estado menos violento do Brasil, segundo dados divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança pública.
O estado teve queda de quase 17% no número de mortes violentas intencionais. As armas apreendidas também tiveram redução de mais de 15%.
Também é em São Paulo a menor incidência de crimes de raça e violência. Segundo o estudo foram 13,5 homicídios de negros a cada 100 mil habitantes.
O maior índice de crimes deste tipo foi registrado em Sergipe: 79 negros assassinados a cada 100 mil habitantes; Rio Grande do Norte, com 70,5 homicídios, e Alagoas com 69,7 crimes desta natureza.
O estado brasileiro mais violento é o Rio Grande do Norte, com 68 mortes violentas a cada 100 habitantes. Quando se fala em mortes violentas intencionais, o aumento foi de 32%. Nas lesões corporais seguidas de morte o salto foi de 295%, em quatro anos.
O Acre ocupa a segunda posição no ranking de estados mais violentos do país. O aumento de homicídios dolosos – quando há intenção de matar - registrou um recorde em 2017: 502 vítimas. Um aumento de 147% se comparado com 2014.
Quando se fala em assassinato de mulheres, São Paulo é o estado que registrou o maior número: 508 a cada 100 mil habitantes, seguido por Bahia, com 474 registros, e o Ceará, com 351.
O estado com menor índice de homicídios femininos registrados é Roraima, com 12 casos a cada 100 mil habitantes.
O relatório analisou dados fornecidos pelas secretarias de Segurança Pública de todos os estados.