Desafios e Perspectivas dos Estados: São Paulo é o maior colégio eleitoral do país

Desafios e Perspectivas

Publicado em 29/09/2018 - 18:18 Por Wellington Barros - Brasília (DF)

São Paulo concentra o maior número de habitantes do Brasil, com mais de 45 milhões e meio de pessoas. Consequentemente, é o maior colégio eleitoral.

 

De cada dez eleitores brasileiros, dois votam lá. O estado mais rico do país é também o maior polo econômico e industrial do Hemisfério Sul e o maior centro de negócios da América Latina. A taxa de desocupação é de 13,6% e o rendimento médio R$ 2.838.

 

A terra da garoa é formada por diversas tradições e sotaques. Imigrantes italianos e portugueses foram responsáveis por boa parte da descendência paulista.

 

Um exemplo é a família da paulistana Ângela Di Sessa, professora universitária. Os avós dela vieram da Itália no fim do século XIX, fugidos de uma crise, e foram beneficiados pelo incentivo brasileiro à imigração europeia na época. Ângela destaca entre as heranças dos diversos tipos de nacionalidades, uma miscelânea cultural, que assume um caráter próprio em São Paulo.

 

São Paulo da frenética multiculturalidade, cotidianamente se vê obrigada a pulsar em outro ritmo: o do trânsito congestionado. O estado tem a maior quantidade de veículos do país. 

 

Só de carros são mais de 17 milhões e duzentas mil unidades. Um dos agravantes dessa problemática seria o modelo nacional de construção de habitações em regiões mais periféricas, o que gera necessidade de deslocamento para a área central da cidade, onde há mais oferta de emprego. A observação é de José Roberto Geraldine, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo paulista.

 

O especialista defende o investimento massivo em transporte público coletivo de qualidade e aumento da malha metroviária, para reduzir a necessidade por carros e aliviar mais o trânsito.

 

Também lembra a importância do engajamento da sociedade em iniciativas a exemplo do compartilhamento de veículos entre passageiros com destinos em comum. José Roberto acrescenta que é preciso pensar em alternativas, como recuperação do rio Tietê para transporte público fluvial.

 

Quando o assunto é saneamento básico, a metrópole global dá exemplo e tem o melhor desempenho do país, já que a água encanada chega a praticamente todas as moradias. A situação se repete em relação à rede de esgoto e serviço de coleta de lixo, que são os mais abrangentes do Brasil.

 

Na área de educação, os analfabetos são apenas 2,6% da população do estado e os jovens que não estudam nem trabalham somam 20%, perto da média nacional de 23.

 

Com relação à segurança pública, o Atlas da Violência aponta taxa de 11 homicídios a cada 100 mil habitantes, a menor do Brasil.

Últimas notícias
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo