Eliana Pedrosa, candidata ao governo do DF, é denunciada pelo MP do Rio

Eleições DF

Publicado em 26/09/2018 - 16:54 Por Dayana Vítor - Brasília

A candidata ao cargo de governadora do Distrito Federal, Eliana Pedrosa, do PROS, e o filho dela, André, foram denunciados pelo Ministério Público do Rio de Janeiro por suposta participação em cartel para vencer licitações do Detran carioca. Além deles, outras 45 pessoas são rés na ação, entre elas, donos de empresas de prestações de serviços.

 

A peça do Ministério Público revela que empresários podem ter se unido para vencer licitações entre 2003 a 2010. Segundo o órgão, antes das concorrências, os participantes faziam uma combinação prévia de preços para a prestação de serviços para o Detran nas áreas de vigilância armada, logística, tratamento e inserção de dados, além de mão de obra.

 

A denúncia relata ainda que os investigados eram integrantes de várias empresas que participavam do esquema, o que é proibido por lei. Eliana seria dona de uma das que supostamente participavam do cartel. A estimativa é que o grupo tenha provocado prejuízos aos cofres públicos que ultrapassam os 307 milhões de reais.

 

Em nota, o advogado de Eliana e André Pedrosa, Marcus Paulo Santiago, garantiu que o Grupo Brasiliense Dinâmica, de propriedade da família da candidata, não faz parte do processo de suposta combinação de preços em licitações no Rio de Janeiro, mas sim outra empresa com nome de Dinâmica, que possui outros sócios. Segundo o texto, o processo não cita nenhum ato de improbidade cometido por Eliana e André. Diz ainda que a candidata ao GDF está afastada há mais de 17 anos da gestão do Grupo Brasiliense Dinâmica.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo