No Amapá, a Capitania dos Portos já começou a vistoriar barcos que participarão da Círio Fluvial 2018. A intenção é que fiéis tenham segurança durante a romaria.
As inscrições para as vistorias devem ser feitas até o dia 11 de outubro na sede da Capitania, em Santana, de nove da manhã às cinco da tarde. O proprietário deve ter cópia do Documento de Propriedade da Embarcação, e documentos da sua tripulação e também do condutor.
Embarcações de Esporte e Recreio do tipo motos aquáticas, também conhecidas como jet ski, também deverão fazer a inscrição. Será proibido o transporte de crianças menores de 12 anos em balsas.
As embarcações deverão possuir coletes salva-vidas em número suficiente para todos os tripulantes e passageiros, com uma sobra de no mínimo 10%. O colete será de uso obrigatório em embarcações do tipo lanchas, botes e motos aquáticas.
O trecho da procissão estará interditado e será proibida a permanência ou navegação de qualquer embarcação que não esteja inscrita na Capitania para participar da romaria.
A romaria sai do município de Santana, às sete da manhã do dia 13 de outubro e segue até o porto da Nortlog, localizado ao lado da ponte sobre o Rio Matapi, em Macapá.
Após a Romaria Fluvial, acontece a Romaria dos Motociclistas, que levam a imagem de Nossa Senhora até a Catedral São José, onde ficará até a saída da transladação.