Uma árvore tipicamente brasileira, famosa em todas as regiões do país e que é a planta ornamental mais cultivada no Brasil. Se você logo pensou no ipê, acertou! A famosa árvore, que tem flores amarelas, rosas, brancas, roxas e até verdes, têm aproximadamente 100 espécies catalogadas.
A planta sempre encantou os brasileiros. Tanto que, em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o ipê-amarelo como a flor nacional.
De acordo com o gerente de Biotecnologia do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, Israel Vieira, o ipê conquista pela característica na época da floração, quando todas as folhas caem e a copa da árvore é preenchida apenas pelas flores.
Ele também explica que para cada cor de flor há diversos tipos de ipê. Por exemplo, para o ipê-amarelo há espécies típicas do Cerrado e outras, da Mata Atlântica.
O especialista destaca que o ipê é usado, principalmente, para reflorestamento e ornamentação. E lamenta que algumas espécies estejam em extinção.
Para o uso ornamental, Israel Vieira diz que é preciso pesquisar qual a melhor espécie para determinado bioma e quais são as características. Segundo ele, o ipê-amarelo, por exemplo, tem árvores que medem 5 metros e outras que chegam a 30 metros.
Ele explica que o cultivo é fácil. O ideal é plantar uma muda em terra adubada. Se for a semente, é preciso deixá-la germinar e crescer um pouco, antes de transferir para o local onde a árvore irá crescer. Depois, é só regar a planta periodicamente e esperar que ela cresça e encante com suas flores.