logo Radioagência Nacional
Geral

Operação desarticula no Rio quadrilha de traficantes e de roubo de cargas

Rio de Janeiro
Baixar
Ícaro Matos
26/09/2018 - 14:15
Rio de Janeiro

A Polícia Civil e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPE-RJ) deflagraram operação conjunta para desarticular uma quadrilha de traficantes que também são especializados em roubo de cargas.


O objetivo dos agentes é cumprir 37 mandados de prisão preventiva e, até o fim da manhã, 23 pessoas tinham sido presas.


Entre os denunciados há chefes do tráfico, assaltantes, seguranças privados, motoristas e batedores.


Eles vão responder pelos crimes de associação para o tráfico e financiamento do tráfico, por meio dos roubos de carga.


De acordo com as investigações, a quadrilha de traficantes praticava o roubo de cargas como forma de conseguir dinheiro para financiar a compra de armas e drogas.


Ainda segundo as apurações, o grupo teria apoio bélico e financeiro de facções criminosas do Rio e de São Paulo, e o prejuízo causado pelos roubos foi de cerca de R$ 600 milhões.


Para praticar os crimes, os bandidos utilizavam armamento pesado como fuzis, pistolas de uso restrito e granadas, além de uniformes da polícia, bloqueadores de GPS para impedir o rastreamento dos caminhões e veículos batedores para prevenir abordagens policiais.


A quadrilha também aliciava motoristas de empresas de transporte, que forneciam informações privilegiadas sobre os carregamentos.


A base do grupo é a comunidade conhecida como Cidade Alta, no bairro de Cordovil, na zona norte do Rio, mas eles também atuavam em parceria com traficantes de comunidades das zonas norte e oeste da capital, da região metropolitana e de municípios da Região dos Lagos.


Eles se beneficiavam do controle territorial imposto pelos traficantes para fazer a descarga e venda das mercadorias nas próprias comunidades.

x