O professor de português Thiago dos Santos Conceição, agredido em uma sala de aula em uma escola municipal de Rio das Ostras, na Região dos Lagos fluminense, disse que continua acreditando na educação e que não vai deixar de lecionar.// Ainda está indefinido o futuro do professor e se ele deixará o Ciep Municipal Mestre Marçal, onde as agressões ocorreram.
Thiago relatou que alguns alunos estão pedindo desculpas pelas redes sociais e, bastante emocionado, disse que aceita os pedidos, que devem ser acompanhados, entretanto, de uma mudança de postura.
O professor lamentou que a punição aplicada aos estudantes tenha sido apenas uma suspensão. Um vídeo que mostra as agressões que ocorreram na ultima terça-feira foi postado nas redes sociais.
Nas imagens, um dos jovens arremessa uma pochete no quadro próximo ao professor, esse mesmo aluno rasga a atividade que estava sendo aplicada, joga em cima dele e é estimulado por um clima de zombaria também por outros estudantes, um deles, chega a empurrar Thiago na porta da sala e em determinado momento do vídeo, algum aluno comenta que ele veio direto da Nigéria. Thiago é negro.
O caso foi registrado na Delegacia de Rio das Ostras. Segundo a Polícia Civil, um inquérito foi instaurado e os estudantes que aparecem nas imagens e também o que gravou a agressão já foram identificados. A polícia disse que o professor e testemunhas devem ser ouvidas nos próximos dias e que outras diligências já estão em andamento.
Também procurada, a Prefeitura de Rio das Ostras disse que assim que a Secretaria Municipal de Educação foi acionada por Thiago, ele foi orientado a registrar os fatos na Ouvidoria.
A nota diz também que a secretaria informou o professor de seu remanejamento de turma e que, quanto aos alunos, foram tomadas as medidas disciplinares cabíveis, todas de acordo com a legislação federal e o regimento escolar.
Ainda de acordo com a prefeitura, Thiago terá orientação jurídica e apoio psicológico e está sendo implantada na Rede Municipal de Educação o projeto de Mediação de Conflito no Ambiente Escolar formado por equipe multidisciplinar composta por psicólogo, assistente social e orientador educacional