Viva Maria: Hoje é dia de reverenciar cada árvore que nos dá vida e celebrar a paz

Viva Maria

Publicado em 21/09/2018 - 08:06 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Em memória, dedicamos esta nossa edição de hoje à árvore que batizou este nosso país e que, desde que começou a ser explorada em 1503, há anos figura na lista das espécies mais ameaçadas de extinção.

 

Mas, como o pau-brasil, reverenciamos também a castanheira-do-brasil, considerada a rainha da floresta: a castanheira-do-brasil: nativa da Amazônia; a braúna, natural da Mata Atlântica; o cedro-rosa; a Araucária: também conhecida como pinheiro-do-paraná; o mogno e o jequitibá-rosa. Como elas, mais de 2 mil espécies das 8 mil encontradas neste país, correm perigo, como canta Xangai, na música de Jatobá.

 

Considerada o hino dos engenheiros florestais, Matança é um alerta sobre a nossa responsabilidade enquanto cidadãs e cidadãos deste nosso país já que temos a maior biodiversidade de árvores do planeta.

 

Aproximadamente 14% das mais de 60 mil espécies de árvores catalogadas no mundo são encontrados no Brasil. A informação é de um estudo desenvolvido em 2017 pela Botanical Gardens Conservation International, com base nos dados de 500 jardins botânicos. Completando esse cenário, a Lista Nacional Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção, feita pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, indica que 2.113 espécies de árvores presentes no Brasil encontram-se ameaçadas.

 

Razões não faltam para que aproveitemos este 21 de setembro para plantar um punhado de sementes no solo desta nossa pátria amada Brasil.

 

Preferencialmente, sementes de paz, porque hoje é dia da gente empunhar bandeiras brancas, perdoar um amigo, participar, nem que virtualmente, das dezenas de atividades que haverão de comemorar, nesta data, o Dia Internacional da Paz.

 

E é claro que Viva Maria não poderia deixar de ouvir a vice-reitora da Universidade da Paz, Unipaz, Lydia Rebouças, que tem o dom de decretar um cessar-fogo no coração das pessoas que, neste momento, se encontram em guerra ou em conflito com seus próprios sentimentos. Paz e bem, Lydia Rebouças!

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid: diretora da SBI esclarece que vacinação para jovens é segura

Sobre possíveis complicações no uso da Pfizer, a doutora Flávia Bravo, que é pediatra e diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações, esclarece que os casos são raros entre jovens de 12 a 17 anos. Segundo ela, foram 16 casos leves e moderados em 100 milhões de doses aplicadas.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Entenda uso da inteligência artificial no cotidiano

A regulamentação da Inteligência Artificial no Brasil tem previsão de ser votada na Comissão de Ciência e Tecnologia ainda em setembro e no plenário da Casa até o final de 2021.
 

Baixar arquivo
Saúde

Dermatologistas pedem conscientização sobre causas de queda de cabelo

Em setembro é celebrado o mês de conscientização da alopecia, uma inflamação causada por estresse, genética ou mau uso de cosméticos.

Baixar arquivo
Justiça

Semana Nacional de Conciliação começa nesta semana

Reduzir o tempo de tramitação dos processos e realizar acordos para encerrar os conflitos trabalhistas. Esses são alguns dos objetivos da Semana Nacional de Conciliação e Execução Trabalhista, que acontece de 20 a 24 de setembro.

Baixar arquivo
Cultura

Ecad mostra impacto da pandemia no mercado de shows

No ano passado, a quantidade de apresentações teve uma queda superior a 80% em relação a 2019.

Baixar arquivo