Acordo garante indenização aos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão

Tragédia de Mariana

Publicado em 03/10/2018 - 18:28 Por Samanta do Carmo - Brasília

Quase três anos depois do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais, o Ministério Público do Estado chegou a um acordo com as empresas responsáveis pela barragem para que as pessoas atingidas sejam indenizadas.

 

O acordo assinado nesta terça-feira com Samarco, Vale e BHP prevê que as vítimas recebam reparação por todos os danos que sofreram.


O promotor Guilherme Meneghin explica que na primeira fase da negociação, o Ministério Público e os representantes dos atingidos tentaram indicar todos os direitos a serem indenizados, mas a Samarco e a Fundação Renova, que administra a reconstrução da área danificada, resistiram aos termos.

 

O acordo fechado nesta terça-feira foi a segunda tentativa.


Uma das garantias listadas é que, para que a indenização seja calculada, vai valer a declaração das vítimas sobre suas perdas, isso porque o ônus da prova foi invertido e serão as empresas que terão de comprovar a versão delas sobre os danos.


O promotor Guilherme Meneghin comenta a dificuldade de mensurar as perdas envolvidas.


Agora, a ação cautelar contra as empresas, iniciada em 2015, entra na fase de execução da sentença. Em três meses, a Fundação Renova deve fazer as propostas de indenização.

 

As negociações precisam ser concluídas em um ano. Atualmente, existem 300 milhões de reais bloqueados judicialmente nas contas da Samarco, que só podem ser usados para o pagamento das indenizações. O montante a ser pago, no entanto, pode ser maior do que isso.


A Samarco, em nota, disse que reforça o seu compromisso com as comunidades impactadas e informa que já foram gastos, até agosto deste ano, 4 bilhões e 400 millhões de reais com as ações de reparação e compensação.


E completa que o acordo homologado nesta terça é de suma importância para concluir o pagamento das indenizações aos moradores atingidos no município de Mariana. A Vale não se manifestou.


O rompimento da barragem de Fundão ocorreu no dia 5 de novembro de 2015, espalhou lama e rejeitos de mineração ao longo do curso do Rio Doce, que ficou severamente comprometido, assim como a vegetação da região, além de ter deixado 19 pessoas mortas.

Últimas notícias
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo