Campanha incentiva população a denunciar casos de exploração de mão de obra infantil

Trabalho Infantil

Publicado em 11/10/2018 - 20:55 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Conselho Nacional do Ministério Público promove nesta sexta-feira a campanha “Deveria Ser”, de combate ao trabalho infantil.


O título é uma resposta à pergunta: “Feliz Dia das Crianças?” Deveria ser, porque 2 milhões e 700 mil brasileiros de 5 a 17 anos ainda estão em situação de trabalho infantil.

 

O objetivo da campanha é incentivar a população a denunciar a exploração de mão de obra de crianças e adolescentes.


A Constituição de 88 reconhece os direitos infantis dentro do princípio da proteção integral e proíbe o trabalho de pessoas menores de 16 anos. A única exceção é se for na condição de aprendiz.


A campanha do Conselho será veiculada gratuitamente em emissoras de rádio, jornais, revistas, internet e nas redes sociais.


Para denunciar o trabalho infantil, ligue gratuitamente para o “Disque 100”. O número é uma central de atendimento do Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, que recebe, examina e encaminha denúncias e reclamações que envolvam violações de direitos humanos.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo