Prefeitura de Alcântara deverá construir aterro sanitário, determina Justiça do Maranhão

Maranhão

Publicado em 08/10/2018 - 12:50 Por Maíra Heinen - Brasília

O município de Alcântara, no Maranhão, deve implantar aterro sanitário e promover o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. A decisão é da Justiça estadual, atendendo a um pedido do Ministério Público a respeito do local conhecido como Lixão do Pavão.


A decisão é do fim de setembro. A prefeitura tem 180 dias para a realização de estudos e processo licitatório. A administração deve decidir se vai adequar o lixão ou interditar o local implantando área de destinação e disposição ambientalmente adequadas. A prefeitura tem mais 180 dias para colocar em prática o que definir.


De acordo com uma ação do Ministério Público, o município de Alcântara nunca construiu um aterro sanitário e nem implementou mecanismos de destinação e disposição final adequada de lixo.


O MP afirma ainda que o lixão vem causando dano ambiental pela contaminação do solo, do ar e de recursos hídricos subterrâneos, por causa do depósito de lixo a céu aberto.

 

A saúde da população também está sendo prejudicada porque o lixão se encontra localizado em área habitacional.


A reportagem não conseguiu contato com a prefeitura de Alcântara.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo