Presos do Centro de Recuperação Penitenciário Pará I, em Santa Izabel do Pará, se recusaram a voltar para as celas durante o procedimento de tranca, nessa terça-feira (16).
Eles reivindicavam que os bloqueadores de celular fossem desligados na unidade prisional.
Segundo a Susipe, Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará, seis agentes que desceram para realizar o procedimento operacional não conseguiram sair do bloco carcerário, por questões de segurança, até que os presos retornassem para as celas.
No entanto, a superintendência informou que os agentes não foram feitos reféns e nem estiveram sob ameaças dos detentos, em momento algum.
Ainda de acordo com informações da Susipe, o Batalhão de Policiamento Penitenciário foi acionado apenas para reforçar a segurança no procedimento da tranca e que não foi necessária intervenção tática.
O órgão informou que as unidades prisionais do estado operam dentro da normalidade e que os bloqueadores continuam funcionando normalmente.
Em Altamira, também no Pará, a polícia faz a busca de dois detentos que conseguiram fugir do Centro de Recuperação Regional, na segunda-feira (15).
Por volta das 5h30, os presos serraram as barras de ferro das grades e fugiram pelo solário da unidade prisional pulando o muro de segurança. A fuga foi identificada por agentes penitenciários de ronda, que acionaram a Polícia Militar.
A Corregedoria-Geral Penitenciária da Susipe disse que vai abrir uma sindicância administrativa para apurar o caso.