Ex-ministro Palocci deixa sede da PF em Curitiba para cumprir prisão domiciliar

Justiça Federal

Publicado em 29/11/2018 - 20:02 Por Samanta do Carmo - Brasília

O ex-ministro da Fazenda do governo Lula, Antônio Palocci, deixou a sede da Polícia Federal em Curitiba na tarde desta quinta-feira e seguiu para a Justiça Federal no Paraná, para colocar a tornozeleira eletrônica que vai usar a partir de agora, para cumprir a pena a qual foi condenado em prisão domiciliar.

 

Palocci teve a pena reduzida na quarta-feira como benefício pela delação premiada firmada com a Polícia Federal. O TRF4, o Tribunal Regional Federal, condenou o ex-ministro a nove anos e dez dias de reclusão, transferido para o regime de prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, todos no âmbito da Lava Jato.

 

A pena determinada na segunda instância era de 18 anos em regime fechado, mas como Palocci fechou delação premiada, foi beneficiado com a redução de 50% e mais a progressão para a prisão domiciliar.

 

A decisão do Tribunal não foi unânime. O voto divergente foi do desembargador Victor Laus que foi contra o benefício da delação porque, segundo o magistrado, a colaboração de Palocci não teria sido suficientemente eficaz. Mas acabou vencido pelos outros 2 colegas da 8ª turma do TRF4.

 

O conteúdo da delação foi liberado dias antes da votação do primeiro turno das eleições pelo juiz Sérgio Moro. Nela, Palocci afirma que o ex-presidente Lula tinha conhecimento da corrupção na Petrobras. Palocci estava preso desde setembro de 2016.

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo