Justiça Federal nega pedido para manter regras do programa Mais Médicos

Mais Médicos

Publicado em 23/11/2018 - 20:41 Por Victor Ribeiro - Brasília

A Justiça Federal no Distrito Federal rejeitou um pedido feito pela Defensoria Pública da União. A DPU pedia a manutenção das atuais regras do programa Mais Médicos. E que se faça um estudo de impacto, e se comprove a eficiência de mudanças, como a submissão de todos os profissionais ao Revalida, que mede o conhecimento dos médicos formados no exterior. O objetivo é manter o programa funcionando.


O juiz Eduardo Rocha Penteado, da 14ª Vara Federal do DF, citou cinco motivos para negar o pedido da Defensoria.

 

Primeiro, que mudou o cenário político e ideológico brasileiro em relação ao período em que o Mais Médicos foi criado. Segundo, que a Justiça brasileira não pode intervir em uma decisão soberana do governo de Cuba. O terceiro motivo que embasou a decisão do juiz federal Eduardo Rocha Penteado é que o governo federal tem autonomia para mudar as regras do programa, inclusive em relação ao Revalida.


O quarto é que o governo tomou providências para substituir os médicos cubanos por brasileiros, por meio de um edital lançado nessa semana. E o quinto motivo do juiz para rejeitar o pedido da Defensoria é que só depois da conclusão do processo seletivo aberto por esse edital é que será possível verificar o impacto da saída de mais de 8 mil cubanos do Mais Médicos.


A Defensoria Pública da União não comentou a decisão.

Últimas notícias
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo