De janeiro a agosto deste ano, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas bloqueou 304 aparelhos celulares roubados ou furtados em Manaus.
O objetivo é impedir que tais aparelhos sejam comercializados e utilizados, além de inibir a prática desse tipo de crime.
É possível bloquear o aparelho por um sistema da Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, que inativa imediatamente qualquer aparelho, de seis a 24 horas após o registro do boletim de ocorrência e solicitação do bloqueio.
O proprietário do celular também pode solicitar o bloqueio online no site da Delegacia Interativa, pelo www.delegaciainterativa.am.gov.br. Pela internet, é preciso informar os dados do titular da linha com nome completo, CPF, RG, endereço e o número do boletim de ocorrência.
O cidadão que teve o celular roubado ou furtado pode, ainda, solicitar à delegacia onde foi registrado o boletim de ocorrência, o rastreio do celular. Neste caso, a Polícia Civil entra em contato com a Anatel e as operadoras de telefonia para localizar o aparelho.
Quando for localizado, a pessoa que está com o celular deve comparecer à delegacia e responderá a um Termo Circunstanciado de Ocorrência, que é um crime de menor potencial ofensivo, e pode ser enquadrado por receptação culposa.