No Acre, carros novos devem receber placas padrão Mercosul a partir de dezembro
No Acre, carros novos devem receber placas com padrão Mercosul a partir de dezembro.
O valor da nova placa ainda não foi definido. O preço será acertado com os fornecedores que produzem a chapa, mas não deve ser mais alto do que o das antigas placas. No Rio De Janeiro, que já deu início ao emplacamento, o custo é de 219 reais.
A previsão do departamento de trânsito acreano é de, que no próximo mês de dezembro, as novas placas sejam implementadas nos casos de primeiro emplacamento, transferência de propriedade ou de município e alterações de categoria. Para os veículos já emplacados, a troca será opcional.
Quinze empresas solicitaram ao Detran do Acre credenciamento para a confecção das placas. Todas devem passar pela vistoria técnica do órgão de trânsito.
As novas placas mantém os atuais sete caracteres alfanuméricos, mas trazem mudanças significativas no visual e nos dispositivos de segurança. Elas são revestidas com película retrorrefletiva, têm fundo branco com margem superior azul, onde há estampas da bandeira brasileira e do símbolo do Mercosul.
A utilização da nova placa, pode aumentar a segurança em função da utilização de componentes tecnológicos e o uso de sistema integrado, que possui QRCode e número de ID único para coibir fraudes.
A placa Mercosul será adotada por veículos de quatro países da América do Sul: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O modelo é inspirado no sistema integrado já adotado por países da União Europeia.