PF desarticula grupo que fraudava contratos em prefeituras paraenses

Geral

Publicado em 09/11/2018 - 12:55 Por Maíra Heinen - Brasília

Nesta sexta-feira (9), operação conjunta entre Polícia Federal (PF), Receita Federal e Controladoria-Geral da União (CGU) busca desarticular organização criminosa que atuava fraudando licitações e desviando recursos públicos federais em prefeituras paraenses desde 2013.


Estão sendo cumpridos nove mandados de prisão temporária, 30 mandados de busca e apreensão, entre outras medidas judiciais.


Segundo a Polícia Federal, as investigações começaram no ano passado e mostram que o grupo criava empresas de fachada para participarem de processos licitatórios e realizar contratos com as prefeituras.

 

Mais de R$ 40 milhões foram desviados de recursos públicos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e SUS, por exemplo.

 

Ainda de acordo com as investigações, quase a totalidade dos produtos vendidos para as prefeituras não foram entregues e pode indicar participação de funcionários públicos municipais e gestores.

 

Os investigados vão responder por associação criminosa, peculato, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, fraude em licitações, dispensa indevida de licitação e lavagem de dinheiro.

Últimas notícias
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo