A Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal firmou uma parceria com o laboratório Heréditas, especialista em análise de DNA, para disponibilizar, todo mês, exames gratuitos.
A intenção é garantir a realização de exames de paternidade necessários à resolução de processos judiciais.
As primeiras coletas de material genético foram realizadas na última semana. Na ocasião foram colhidas amostras de saliva de um menino de 1 ano, de uma menina de 3 e dos supostos pais.
As amostras tratam de dois processos: um envolve a avó que pede a guarda do neto e o outro, um pai que deseja reconhecer a filha.
O laboratório informou que a utilização da saliva é recomendada internacionalmente para esse tipo de exame, já que o sangue pode apresentar interferências na análise em algumas situações como, por exemplo, se a pessoa tiver passado por transfusão sanguínea recente, além de a coleta ser mais desconfortável. Segundo o laboratório, não há nenhuma diferença no resultado.
A Vara da Infância e da Juventude destaca que a parceria é fundamental e mostra a responsabilidade social da empresa, já que o público-alvo é formado por crianças, adolescentes e famílias com direitos violados e em situação de vulnerabilidade.