Viva Maria: "Existe uma história do povo negro sem o Brasil, mas não do Brasil sem o povo negro"

Viva Maria

Publicado em 20/11/2018 - 09:41 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Em memória a Zumbi dos Palmares, saudamos as negras brasileiras que se inspiram em Dandara para lutar contra o racismo, a violência e pelo bem viver.

 

Em especial às negras que hoje festejam Zumbi: Elza Soares, Benedita da Silva, Leci Brandão, Zezé Mota, enfim, mulheres que emprestam sua arte, suas vozes ao enfrentamento da violência.

 

Até porque, a cada 20 de novembro, nosso país dá início à campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher.

 

Que esses tambores consigam acordar as nossas consciências em torno da luta por igualdade e justiça.

 

Esses tambores também marcam presença na VII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça (SERNEGRA) realizado pelo Instituto Federal de Brasília.

 

Foi lá que eu tive a oportunidade de me reencontrar com a professora Gina Vieira Ponte, ela que é da educação básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal, que, a partir da leitura de livros de escritoras como Carolina Maria de Jesus e seu Quarto de Despejo, vem transformando não só a vida de seus alunos, mas também o modelo de educação vigente.

 

É com ela que vamos ter agora uma aula sobre o que vem a ser consciência negra. Diga lá, professora Gina!

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo