Jovens indígenas usam a internet para divulgação cultural e luta por direitos

Indígenas

Publicado em 29/12/2018 - 11:47 Por Maíra Heinen - Brasília

A internet tem se tornado um espaço cada vez mais utilizado por jovens indígenas para a divulgação cultural, combate a preconceitos e luta por direitos.

 

Blogs, web rádios e sites são alguns dos diversos canais utilizados.

 

Este é ocaso de Cristian Wariu, do povo Xavante, de Mato Grosso. Estudante de Comunicação Organizacional na Universidade de Brasília, Cristian desmistifica muitas ideias racistas em relação aos diferentes povos indígenas brasileiros com seu canal no youtube “Wariu”.

 

Sonora: "Muitas pessoas acreditam que os indígenas ainda são muito vistos de forma colonial, ou seja, 'Ah, o indígena tem que andar pelado', ou  'têm indígenas canibais', perguntas muito antigas que acabam perguntando pra mim, num contexto atual."

 

Há cerca de cinco anos, uma rádio web indígena tem buscado mudar esse senso comum, ao mesmo tempo que busca diversificar as vozes nas notícias que dizem respeito a populações indígenas. É a Rádio Yandê.

 

Anápuáka Muniz Tupinambá Hãhãhãe é formado em Gestão em Marketing e criador do conceito de etnomídia indígena brasileira.

 

Como um dos fundadores da rádio Yandê, ele analisa o porquê do surgimento do canal.

 

Sonora: ''A necessidade da gente ter uma mídia própria veio pela própria ausência de espaço nas mídias não indígenas para os povos indígenas. Toda vez que se falava ou tinha uma questão sobre demarcação, questionamento sobre políticas públicas indígenas na área de saúde, educação, meio ambiente, a gente nunca tinha um espaço pra propor e pra poder falar e com liberdade na fala, sem ter nenhum tipo de censura na fala na edição.''

 

A rádio Yandê já é acessada em mais de 80 países e mais de 2 milhões de ouvintes.


Já o canal do youtube Wariu foi um dos 16 selecionados em um programa do Ministério da Cultura para a juventude blogueira e já conta com quase 10 mil inscritos.

Últimas notícias
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo