Lindbergh Farias é condenado por improbidade administrativa e defesa entra com recurso
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) foi condenado, pela Justiça Federal no Rio, por ato de improbidade administrativa, praticado quando era prefeito de Nova Iguaçu, na baixada fluminense, em 2007.
O Ministério Público Federal (MPF) acusa Lindbergh de ter deixado de prestar contas de convênio da prefeitura com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, no valor de R$ 174 mil, para adaptação de dez escolas a alunos com deficiência.
O senador foi condenado a pagar multa equivalente a 12 salários que recebia como prefeito e está proibido de contratar com o Poder Público, além de receber benefícios ou incentivos fiscais por três anos.
O MPF alega que a ausência de prestação de contas pelo ex-prefeito não pode ser interpretada como mera inobservância a formalidades legais, pois a conduta dele inviabilizou a regularização das contas prestadas.
Em nota, a assessoria do parlamentar afirmou que a defesa de Lindbergh já entrou com recurso contra a decisão. A nota afirma que o senador "entende que a condenação é equivocada e será modificada no Tribunal Regional Federal. Ainda segundo a nota, além de claro cerceamento do seu direito de defesa, a prestação de contas do referido convênio não era de sua responsabilidade enquanto prefeito. E afirma que ele sequer assinou o convênio.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 06/11/2024 - Chuva forte atinge o centro de São Paulo no final da tarde. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 03/11/2024 - Candidatos chegam ao local de provas para o primeiro dia do ENEM 2024. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Polícia Federal/divulgação PF, ICMBio, MTE e MPT combatem garimpo ilegal e trabalho análogo à escravidão no AM
Setenta trabalhadores em condições análogas à escravidão foram encontrados no garimpo ilegal. Foto: Polícia Federal/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Sarahjohnson1/Pixabay Brasília (DF) 30/11/2023 – Matéria especial sobre o uso do cigarro eletrônico
Foto: Sarahjohnson1/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)