Sinal analógico de televisão começa a ser desligado nesta quarta-feira em 85 municípios
Mais de 8 milhões de pessoas, moradoras de 85 cidades de todas as regiões do país, vão deixar de receber o sinal analógico de televisão até o dia 9 de janeiro do ano que vem.
Nas proximidades de Uberaba em Minas Gerais, Campina Grande, na Paraíba, Feira de Santana e Vitória da Conquista, na Bahia, além de Barão de Melgaço, em Mato Grosso, o sinal começou a ser desligado nesta quarta-feira (5).
Todos esses municípios já atingiram o percentual mínimo de 90% dos domicílios com acesso ao sinal digital, de acordo com o Gired, comitê responsável pela implantação da TV digital.
Esta é a última etapa da primeira fase do cronograma de desligamento do sinal analógico no país e atingiu as cidades onde era necessário liberar a faixa de 700 megahertz, usada pelas operadoras para oferecer a tecnologia 4G de telefonia móvel.
Ao todo, a troca do sinal analógico pelo digital terá ocorrido em 1.379 cidades e 130 milhões de pessoas até o próximo dia 9 de janeiro.
Durante 30 dias depois do desligamento também continuarão a ser distribuídos os kits de conversores digitais para famílias cadastradas em programas sociais do governo federal.
Agora, o Ministério de Ciência e Tecnologia deve estabelecer um novo cronograma para levar a TV digital aos outros mais de 4 mil municípios até 31 de dezembro de 2023.