Dados preliminares apresentados nesta quarta-feira (26) pela Associação de Lojistas de Shopping revelam que as vendas de Natal aumentaram 5,5% em relação a 2017.
Dados mais gerais do comércio da Fecomercio também revelam que as vendas do setor varejista em todo o país cresceram 3,8%, entre os dias 13 e 20 de dezembro, semana que antecede o Natal.
De acordo com Nabil Sahyon, presidente da Alshop as vendas de Natal salvaram o desempenho do setor em 2018, que foi afetado negativamente pela copa do mundo e pela greve dos caminhoneiros.
O crescimento nominal no ano do setor foi de 6%.
Apesar da inauguração de 13 shoppings tradicionais no ano de 2018, o numero de shoppings diminuiu, de 773 em 2017 para 754, e o de lojas também, de 124 mil para 112 mil.
A associação atribuiu esse resultado pelo fechamento de shopping rotativos, com pouca estrutura e contratos de locação mais curtos que chegam a ser mensais.
A expectativa do setor é de melhora nos próximos anos com inauguracao de mais 28 shoppings tradicionais em 2 anos.
O setor atualmente emprega mais de 1,8 milhao de pessoas.