Especialistas alertam para perigo de desafios que imitam filmes e jogos da internet

Riscos à vida

Publicado em 12/01/2019 - 07:28 Por Anna Luisa Praser - Brasília

Fama, reconhecimento, curtidas e visualizações: basicamente são essas as chaves para ter sucesso em redes sociais. E as pessoas estão arriscando cada vez mais em busca do reconhecimento virtual. Os jogos e desafios lançados na internet atingiram patamares perigosos ao ponto de colocar a vida de pessoas em risco.

 

A bola da vez é o desafio Bird Box, baseado em um filme norte-americano em cartaz na plataforma Netflix e que relata a história de uma entidade que, quando vista, estimula as pessoas a cometerem suicídio. Para sobreviver, os personagens precisam andar pelas ruas com os olhos vendados.

 

Não demorou muito para o enredo sair das telas para o mundo real. Por causa disso, a empresa chegou a divulgar um apelo no Twitter para que os jovens não participem de desafios que possam machucá-los.

 

Mas só o pedido da Netflix não é o suficiente para manter crianças e adolescentes fora de perigo. A conselheira do Conselho Federal de Psicologia, Jureuda Guerra, orienta que os pais precisam estar atentos a tudo que as crianças e adolescentes fazem na internet , principalmente em busca da fama.

 

Nancylle Carmelo é mãe da Ana Victória, de 11 anos, e relata que tudo o que a filha faz na internet é monitorado.

 

Essa não é primeira vez que desafios que colocam a vida dos praticantes em risco se popularizam no Brasil. Em 2016, a Polícia Federal decidiu investigar o jogo conhecido como Baleia Azul, depois de tomar conhecimento de que jovens eram estimulados a tirar a própria vida depois de aceitarem fazer parte da brincadeira. 

 

E os especialistas alertam: brincadeiras como o desafio do desmaio, que leva a pessoa a desfalecer depois de receber uma pressão no peito, ou mesmo o desafio do desodorante, que estimula as crianças a inalarem a maior quantidade possível de gás aerossol, são perigosos e podem levar à morte os que se aventuram a participar dos desafios.

Últimas notícias
Educação

Bahia: "Bora Checar" vai capacitar estudantes no combate as fake news

Alunos do ensino médio de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhos no estado da Bahia estão aprendendo uma série de ferramentas para lidar com o combate às chamadas fake news. 

Baixar arquivo
Geral

Mais da metade da população é a favor do Horário de Verão

A pesquisa ouviu 3 mil pessoas e quase 55% dos entrevistados veem com bons olhos a mudança nos relógios em 2024.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo federal vai liberar R$ 500 milhões para enfrentamento ao fogo

O governo federal anunciou, nesta terça-feira, uma série de medidas para combate aos incêndios no país. A primeira será a liberação de R$ 500 milhões para o enfrentamento ao fogo.

Baixar arquivo
Justiça

Júri popular vai julgar dois acusados pelo assassinato de Bruno e Dom

Tribunal Regional Federal da Primeira Região, em Brasília, retirou as acusações contra Oseney por falta de provas nos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. 

Baixar arquivo
Esportes

Campanha Histórica: Lula recebe paratletas no Palácio do Planalto

A campanha do Brasil nas Paralimpíadas de Paris foi histórica, com o quinto lugar no quadro de medalhas.

Baixar arquivo
Internacional

Série de explosões no Líbano mata 8 pessoas e deixa 2.800 feridos

Líbano: No Líbano, uma série de explosões simultâneas matou oito pessoas e deixou mais de 2.800 feridas. Entre as vítimas estão integrantes do Hezbollah, que culpou Israel pelos ataques e prometeu vingança. Uma câmera flagrou o momento em que a bolsa de um homem explode.

Baixar arquivo