Polícia Federal investiga esquema de pagamento de propina no Banco de Brasília

Corrupção

Publicado em 29/01/2019 - 19:36 Por Dayana Vítor - Brasília

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira mandados de prisão e de busca e apreensão para contribuir com a investigação de suposto esquema milionário de pagamento de propina a diretores e ex-diretores do BRB em troca de investimentos.

 

Um dos empreendimentos que teria conseguido ilegalmente o dinheiro é o LSH Lifestyle, antigo Trump Hotel, no Rio de Janeiro.


As investigações do Ministério Público Federal do DF apontam que os dirigentes do banco podem ter provocado prejuízos de R$ 16,5 milhões ao longo do tempo em que atuaram.

 

Entre os suspeitos, está o presidente licenciado do BRB, Vasco Cunha Gonçalves. Na segunda-feira (28), ele assumiu a presidência do Banestes - Banco do Estado do Espírito Santo, mas, nesta terça (29), foi afastado do cargo até o final das apurações do esquema de propina no BRB.


Além de Vasco Cunha, os atuais diretores do Financeiro e de Relações com Investidores, Nilban de Melo Júnior, e de Serviços e Produtos do BRB, Marco Aurélio Monteiro de Castro, também são investigados pela Polícia Federal.

 

Até o momento, nenhum dos citados posicionou-se sobre o caso.


O suposto esquema de propina no BRB foi denunciado pelos executivos da Odebrecht, o doleiro, Lúcio Funaro, e o empresário Ricardo Siqueira Rodrigues.


 

Últimas notícias
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo