Barragens passam por fiscalização no Amazonas

Meio ambiente

Publicado em 11/02/2019 - 19:39 Por Bianca Paiva - Brasília

Uma comitiva composta por técnicos do Ipaam, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e de órgãos de controle fiscalizou, durante quatro dias, nove barragens instaladas na Vila de Pitinga, a 307 quilômetros de Manaus.

 

A vistoria terminou no último sábado e incluiu outras atividades realizadas pela empresa Mineração Taboca que exigem licença do Ipaam.

 

Segundo informações do Instituto, a visita já estava agendada antes do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais. A última fiscalização foi feita em agosto de 2018.

 

A Mineração Taboca possui na área oito barragens de rejeitos de mineração e uma para a hidrelétrica, que produz energia para a operação da empresa. De acordo com o Ipaam, o monitoramento foi reforçado nos últimos anos, principalmente após o desastre em Mariana, também em Minas Gerais. Com isso, as barragens de mineração no Amazonas deixaram de ser categorizadas como de alto risco para baixo. Apenas uma barragem de rejeitos apresenta dano potencial associado alto, porém com laudo técnico atestando a estabilidade da estrutura.

 

Durante a vistoria, o gerente-executivo de sustentabilidade da empresa, Newton Viguetti, ressaltou que o tipo das barragens construídas na Mina de Pitinga é diferente e mais seguro do que o utilizado pela empresa Vale em Brumadinho e Mariana. Também reforçou que não há populações vivendo nas áreas abaixo das barragens e que, em caso de rompimento, os rejeitos não atingiriam as dependências da empresa onde ficam os funcionários.

 

O Ipaam informou que vai elaborar um relatório com as informações colhidas durante a fiscalização na Mina de Pitinga.

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo