Toffoli determina votação secreta em eleição da Mesa do Senado

Senado

Publicado em 02/02/2019 - 10:06 Por Renata Martins - Brasília

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, determinou na madrugada deste sábado (2) que a eleição para presidente do Senado seja feita por votação secreta.


A sessão marcada para logo mais às 11h será presidida pelo senador mais velho, José Maranhão (MDB-PA). O pedido foi feito ao Supremo pelo Solidariedade e MDB.


Dias Toffoli anulou a votação conduzida pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), que por 50 votos a 2 e uma abstenção estabeleceu voto aberto para a eleição que escolherá a Mesa Diretora da Casa. Vinte e oito senadores não votaram.


O ministro do Supremo entende que a Constituição Federal permite, em casos específicos, o sigilo de votações. E que a previsão está no Regimento Interno não descumpriria a Constituição.


A sessão preparatória para eleição do novo presidente do Senado foi suspensa na noite de ontem (1).


Toffoli foi o responsável por definir a ação porque é o plantonista de fim de semana no Supremo Tribunal Federal. A decisão reúne nove páginas, nas quais o ministro afirma ainda que a votação secreta para as eleições internas nas “Casas Legislativas” do país podem ser observadas em distintos parlamentos, não apenas no Brasil.


No início deste ano, o presidente do STF, já havia negado o pedido do deputado federal eleito Kim Kataguiri, do DEM de São Paulo, para que eleição para a presidência da Câmara fosse aberta. No mesmo dia derrubou liminar do ministro Marco Aurélio que estabelecia voto aberto no Senado.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo