logo Radioagência Nacional
Geral

Viva Maria: Os 114 anos do nascimento de Nise da Silveira, mulher destaque na ciência psiquiátrica

Viva Maria
Baixar
Apresentação Mara Régia
15/02/2019 - 10:04
Brasília

Viva Maria se despede da Semana Mundial do Rádio, ao som da vinheta de uma emissora revolucionária!

 

Por anos essa emissora comunitária , que tinha o curioso slogan de ser “Louca por Você” ancorada por “loucotores” esteve no ar.

 

Atualmente, tornou-se uma rádio WEB e, infelizmente, perdeu muito de sua interatividade junto aos familiares dos pacientes e a comunidade próxima ao Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira (IMASNS), unidade da Secretaria Municipal de Saúde, no bairro Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro.

 

Contudo, os ideais dos criadores da Rádio Revolução FM, como o amigo Anibal Amorim, permanecem como uma revolução a favor da saúde mental!

 

Mas, seja em frequência modulada, seja em ondas curtas ou mesmo nas redes sociais, essa rádio haverá de permanecer como uma experiência pioneira que, a exemplo dos pincéis, braço do trabalho de Nise da Silveira para o tratamento de seus pacientes, se revelou numa eficientíssima terapia!

 

Torcemos para que ela não tarde a ampliar o alcance da Luta Antimanicomial no Brasil. 

 

Bem e ao som dos ''loucotores'' da Rádio Revolução tá na hora da gente comemorar os 114 anos do nascimento de Nise da Silveira, renomada médica psiquiatra brasileira, aluna de Jung e que até hoje continua inspirando uma série de iniciativas nas artes, na cultura e humanidades.

 

Que o diga a autora de seu verbete no Dicionário das Mulheres de 1500 a 2000. Hildete Pereira de Melo que coordenou a pesquisa dessa obra de referência e recentemente, lançou ''Mulheres e Poder, Histórias, Ideias e Indicadores'' em parceria autoral com Débora Thomé, escreveu o verbete de Nise da Silveira!

 

Seja muito bem- vinda ao Viva Maria! Prazer tê-la com a gente na edição de hoje!

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

x