Viva Maria: Os 114 anos do nascimento de Nise da Silveira, mulher destaque na ciência psiquiátrica

Viva Maria

Publicado em 15/02/2019 - 10:04 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Viva Maria se despede da Semana Mundial do Rádio, ao som da vinheta de uma emissora revolucionária!

 

Por anos essa emissora comunitária , que tinha o curioso slogan de ser “Louca por Você” ancorada por “loucotores” esteve no ar.

 

Atualmente, tornou-se uma rádio WEB e, infelizmente, perdeu muito de sua interatividade junto aos familiares dos pacientes e a comunidade próxima ao Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira (IMASNS), unidade da Secretaria Municipal de Saúde, no bairro Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro.

 

Contudo, os ideais dos criadores da Rádio Revolução FM, como o amigo Anibal Amorim, permanecem como uma revolução a favor da saúde mental!

 

Mas, seja em frequência modulada, seja em ondas curtas ou mesmo nas redes sociais, essa rádio haverá de permanecer como uma experiência pioneira que, a exemplo dos pincéis, braço do trabalho de Nise da Silveira para o tratamento de seus pacientes, se revelou numa eficientíssima terapia!

 

Torcemos para que ela não tarde a ampliar o alcance da Luta Antimanicomial no Brasil. 

 

Bem e ao som dos ''loucotores'' da Rádio Revolução tá na hora da gente comemorar os 114 anos do nascimento de Nise da Silveira, renomada médica psiquiatra brasileira, aluna de Jung e que até hoje continua inspirando uma série de iniciativas nas artes, na cultura e humanidades.

 

Que o diga a autora de seu verbete no Dicionário das Mulheres de 1500 a 2000. Hildete Pereira de Melo que coordenou a pesquisa dessa obra de referência e recentemente, lançou ''Mulheres e Poder, Histórias, Ideias e Indicadores'' em parceria autoral com Débora Thomé, escreveu o verbete de Nise da Silveira!

 

Seja muito bem- vinda ao Viva Maria! Prazer tê-la com a gente na edição de hoje!

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Projeto que autoriza privatização dos Correios é aprovado na Câmara

O parecer do relator, deputado Gil Cutrim, do Republicanos, prevê  que  após o leilão, a estatal será transformada em uma empresa de economia mista, que passará a ser chamada de Correios do Brasil. E a  Anatel passa a regulamentar os serviços postais.

Baixar arquivo
Política

Lei de combate à violência política contra a mulher é sancionada

Uso indevido pelos partidos de nomes de mulheres apenas para o preenchimento da cota de 30% e o desvio dos recursos destinados ao financiamento das campanhas femininas estão entre os principais casos de violência política contra a mulher no Brasil.

Baixar arquivo
Segurança

Operação Shark desarticula grupo que aplicava golpes em empréstimos

Uma ação conjunta das polícias civis do Distrito Federal e do Rio de Janeiro desarticulou nesta quinta-feira um grupo especializado em aplicar golpes de empréstimos de dinheiro. Além do Rio e do DF, os criminosos atuavam nos estados de São Paulo e Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

41 pessoas recebem medalhas do Mérito Médico e Mérito Oswaldo Cruz

As medalhas de ouro foram entregues a 15 ministros do governo, além dos presidentes da Câmara, Arthur Lira e do Senado, Rodrigo Pacheco

Baixar arquivo
Economia

Dia dos Pais: 32% dos brasileiros devem dar presentes aponta pesquisa

Domingo é Dia dos Pais. E pesquisa da Associação Comercial de São Paulo aponta que apenas 32% dos brasileiros planejam comprar um presente para celebrar a data. A pesquisa nacional mostra ainda que 19% dos consumidores ouvidos ainda estão indecisos.

Baixar arquivo