Cerca de 80% dos jovens aprendizes ajudam financeiramente a família

Pesquisa

Publicado em 20/03/2019 - 20:26 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Davi Araújo Teixeira tem 18 anos e há um começou a trabalhar como Jovem Aprendiz no setor administrativo de uma instituição de ensino.

 

A decisão de procurar a vaga de aprendiz veio quando terminou o ensino médio.

 

O primeiro salário foi usado para comprar o celular do jeitinho que ele queria.

 

Davi vive com os pais na comunidade de Paraisópolis, zona sul de São Paulo, e a satisfação veio mesmo quando ele começou a ajudar com as contas de casa.

 

O jovem, que também se dedica à música, acabou se apaixonando por uma nova carreira e começou a fazer faculdade de Administração. Contando salário e a bolsa de estudos que usa para pagar a faculdade, ele recebe pouco mais de um salário mínimo.

 

Segundo uma pesquisa realizada pelo CIEE, o Centro de Integração Empresa-Escola, Davi resume bem o perfil dos jovens aprendizes do país.

 

O estudo mostra que oito a cada 10 jovens empregados no sistema de jovem aprendiz ajudam financeiramente a família.

 

Quatro a cada 10 moram em bairros de baixa renda.

 

Segundo a Supervisora de Planejamento e Controle de Atendimento do CIEE, Maria Auxiliadora, mais de 1/3 do que os jovens recebem vai reforçar a renda da família.

 

Metade dos jovens que vai atrás de uma vaga de aprendiz faz isso por achar que é uma forma de abrir as portas do mercado de trabalho. E, de fato, um a cada quatro, consegue um emprego fixo.

 

A pesquisa foi feita pelo instituto Datafolha e ouviu 1,8 mil jovens de todo país.

Últimas notícias
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo