Os casos de chikungunya aumentaram 14,95% no estado do Rio de Janeiro, no início de 2019.
Passaram de 5.585 em 2018, para 6.765 neste ano.
Os dados apresentados pelo Ministério da Saúde se referem ao período de primeiro de janeiro a 16 de março.
A marca faz do Rio o estado do Brasil com o maior índice da doença em 2019: com 39,4 por cem mil habitantes.
Em seguida aparece o Tocantins, com 22,5 casos por cem mil habitantes; e o Pará, com 18,9 por cem mil habitantes.
Por outro lado, quando se leva em conta os números de todo o país, os casos de Chikungunya diminuíram no período, na comparação entre 2018 e 2019.
No ano passado, foram registrados 23.484 casos de primeiro de janeiro a 16 de março, contra 12.942 casos no mesmo período neste ano; o que significa uma redução de 44%.
Outra boa notícia é que, segundo o Ministério da Saúde, não há mortes por chikungunya confirmadas no país neste ano, enquanto no mesmo período do ano passado já havia registros de nove mortes.
Os principais sintomas da Chikungunya são febre, dor de cabeça, mal estar, dores pelo corpo e dor forte nas articulações.
A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também transmite a dengue e a Zica.
A chikungunya se manifesta no período de dois a doze dias após a picada do mosquito, mas cerca de 30% das pessoas infectadas não chegam a desenvolver os sintomas.
Quando a doença se manifesta, o quadro agudo dura até 15 dias e, depois disso, o organismo se cura espontaneamente.
Entretanto, algumas pessoas podem desenvolver um quadro crônico.
Nesses casos, a dores nas articulações não terminam após o período do quadro agudo e podem durar por meses ou anos.
![Geovana Albuquerque/Agência Brasília 02/04/2024 - Com menor taxa de analfabetismo do país, DF é referência em educação
Esse é um cuidado constante da professora Silvana Leite, que também atua no CED 2 de Taguatinga. Além de uma didática voltada para o público adulto, o ensino após os 15 anos também demanda flexibilidade. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![FAB/Divulgação Brasília (DF) 08/02/2025 - Segundo grupo de brasileiros deportados dos EUA desde o início da gestão Trump desembarcou no Ceará na sexta-feira (7/2) e foi levado em avião da FAB até Belo Horizonte
Foto: FAB/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto: Agência Santarém. Amazônia-11/12/2024 Amazônia tem o maior número de queimadas e incêndios em 17 anos. Foto: Agência Santarém.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ralf Vetterle/Pixabay Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – COP28. – Meio Ambiente; mudanças climáticas; poluição do ar; fumaça fábricas; chaminés; CO2. Foto: Ralf Vetterle/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 30/01/2025 - Chuva leve no final da tarde no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Banco Central/Reprodução Brasília (DF) - Página de consulta de valores a receber do Banco Central do Brasil. Foto: Banco Central/Reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)