O Acre é o primeiro estado do Brasil a utilizar o novo modelo de Carteira de Identidade Unificada. Na carteira podem constar o RG, CPF, título de eleitor, tipagem sanguínea, carteiras de trabalho e de habilitação, certidões de nascimento, casamento e militar, entre outras informações.
O documento começou a ser expedido nessa segunda-feira (29) pela Secretaria de Estado de Polícia Civil, por meio do Instituto de Identificação.
O titular da pasta, Rêmulo Diniz, destaca as vantagens da nova identidade para o cidadão.
Também é possível adicionar dados médicos à nova carteira, caso seja comprovado pelo cidadão, relativos a doenças, intolerância a medicamentos e o símbolo do autismo para portadores de transtorno do espectro autista.
Os novos documentos de identidade estão sendo expedidos gratuitamente na OCA, a Central de Serviço Público, na capital Rio Branco, que funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 15h.
Em todo o Brasil, o prazo para que os órgãos de identificação adotem os padrões da nova carteira de identidade foi adiado para março de 2020, conforme decreto do presidente, Jair Bolsonaro.
O Documento Nacional de Identificação (DNI), como foi chamado, foi aprovado pelo Congresso Nacional em 2017.




