Defesa Civil envia alertas por SMS a mais de 6,1 milhões de usuários

Riscos e Desastres

Publicado em 24/04/2019 - 12:56 Por Nelson Lin - São Paulo

Mais de 6,1 milhões de usuários já se cadastraram para receber mensagens de SMS da Defesa Civil Nacional. 

 

Os cinco estados que se destacam com maior número de cadastros são, na sequência, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

 

O serviço, gratuito, informa previamente sobre a ocorrência de chuvas intensas, vendavais, deslizamentos e outros fenômenos naturais com potencial de riscos à população.


Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. De imediato, a mensagem seguinte confirmará a operação. É permitido cadastrar mais de um CEP por celular.


Os alertas são gerados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, resultado de um trabalho em conjunto com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios.

 

Desde o lançamento do serviço, em fevereiro de 2017, cerca de 11 mil alertas já foram encaminhados a todas as regiões do Brasil.


No estado de São Paulo, a capital é a cidade que mais enviou notificações, 3.813, seguida por São Carlos, no interior do estado, que enviou 2.415 notificações para quem se cadastrou no serviço.


Agora, no início do período de estiagem no estado de São Paulo, os principais riscos estão relacionados a incêndios que podem se alastrar devido ao tempo seco, além da inversão térmica, fênomeno em que o ar frio e poluído fica nas camadas mais baixas da atmosfera, podendo causar diversas doenças ou dificuldades respiratórias.


E ainda neste primeiro semestre a Defesa Civil Nacional vai testar um sistema que emitirá alertas por meio da TV por assinatura. Os estados que irão receber o projeto piloto serão Santa Catarina e Paraná. 

Últimas notícias
Segurança

Argelino vira réu por apologia ao nazismo

O cidadão argelino Abdessalem Martani, que vive no Brasil , se tornou réu por publicar imagens que fazem apologia ao nazismo no Facebook.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 30 países já notificaram casos da Ômicron

Por ter uma maior facilidade de transmissão, a nova cepa do coronavirus tem sido apontada pela África do Sul como determinante no agravamento da quarta onda vivida no país. .

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Motoristas recebem notificação antecipada de multas em novo serviço

As mensagens começaram a ser enviadas esta semana por e-mail, SMS e pelo aplicativo gov.br. Esse serviço, chamado de Notifica gov.br, ainda está em operação-piloto e deverá ser ampliado para outras áreas. 

Baixar arquivo
Saúde

Paciente do RJ testa negativo para variante Ômicron

Paciente de 29 anos, que chegou ao Rio vinda recentemente de uma viagem à África do Sul, estava sob suspeita de infecção pela Ômicron, nova variante do coronavírus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Programa de instituto da Baixada Fluminense que oferece livros com linguagem inclusiva, como em Libras, e ação da prefeitura de João Pessoa que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado foram algumas iniciativas premiadas.

Baixar arquivo
Economia

Produção industrial brasileira recua 0,6% em outubro, diz IBGE

 Esta é a quinta queda consecutiva do indicador, que acumula perda de 3,7%. Os dados estão na Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Baixar arquivo